Bio Cibernética Bucal

Sobre nós

O que é a Bio Cibernética Bucal?

A Bio Cibernética Bucal (BCB) é o nome de uma das várias escolas odontológicas existentes, a partir das diferentes interpretações do conceito da Oclusão, e que foi criada por dois cientistas brasileiros no começo dos anos 70. (Dr. Mario Baldani e Dr. Denisar L. Figueiredo).

O enfoque da Bio Cibernética Bucal (BCB) se distingue pela sua abordagem biológico- sistêmica, que dá nome à escola. Colocado isto de uma forma mais simples, significa que para o profissional da Bio Cibernética Bucal (BCB) o paciente que visita seu consultório é mais do que uma boca, ou seja, a boca está inserida dentro desse complexo sistema biológico, que é o próprio paciente, sendo que o alvo do tratamento é o ser humano como um todo.

O principal objetivo deste enfoque é a procura de uma resposta somática favorável, uma vez reposturado, reabilitado o paciente, segundo os padrões saudáveis do seu programa biológico.

Para isso se vale da valorização do exame clinico; da busca do diagnóstico a partir das informações obtidas via anamnese (investigação sobre a saúde da pessoa); do auxílio de exames laboratoriais; dos resultados médicos para afirmar ou afastar hipóteses; e buscando com a terapia obter os resultados clínicos desejados. Todos esses procedimentos conformam o método empregado pela Bio Cibernética Bucal.

Dra. Rita de Cássia Antunes Sperandéo

CROSP: 22321
  • Odontóloga formada em 1980 – Universidade Mogi das Cruzes
  • 39 anos, dedicados aos estudos e prática da Bio Cibernética Bucal (BCB)
  • Sua prática está orientada para a clínica odontológica integral, ortopedia funcional dos maxilares com ênfase na reabilitação do paciente, de acordo com a visão sistêmica da BCB.
  • Desenvolve estudos, e tratamentos a partir da relação do sistema bucal com as situações de estresse, problemas de postura, respiração bucal, cefaleia, bruxismo, disfunções das articulações têmporo mandibulares, ronco e apneia do sono
  • Ministradora de cursos e conferências sobre Bio Cibernética Bucal e temas afins, como: Relação Boca e Postura Corporal, Crescimento e Desenvolvimento do Sistema Estomatognático Humano, Amamentação, Saúde Bucal, Corpo e Mente a tríade do bem viver
  • Cursos regulares de formação em Bio Cibernética Bucal destinado a odontólogos e profissionais da área da saúde
  • Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares
  • Terapeuta Crânio Sacral
  • Autora de capítulo “A relação do Sistema Estomatognático com a postura corporal”, no livro Ortopedia Funcional dos Maxilares embasada pela Neurofisiologia